Voltar ao Topo

releases

FestivAlma'11 traz ao Brasil as principais referências culturais para celebrar a "Vida na Praia"

27/05/2011 | FestivAlma

Entre os dias 26 a 28 de maio, o Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, será novamente a casa do maior evento mundial multidisciplinar de surf e praia. Idealizado pelo empresário e surfista Romeu Andreatta, o Festivalma'11, que já recebeu mais de um milhão de visitantes em oito anos de evento, reunirá nesta oitava edição as principais referências da cultura à beira mar da atualidade para celebrar a "Vida na praia", tema do festival este ano.

Durante três dias, o FestivAlma'11 disseminará por meio das artes, moda, cinema, música, arquitetura e design esse estilo de vida. Para receber os mais de 100 mil convidados estimados, o evento ocupa a maior área desde a criação. Desta vez, 12.400 metros quadrados da Bienal serão transformados em uma imensa casa de praia, com uma cenografia exclusiva desenvolvida a partir de iniciativas sustentáveis. São cerca de seis mil metros a mais que em 2010, distribuídos nos três pavimentos do centro de exposições do Ibirapuera.

"Estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros se identifiquem com o nosso estilo de vida e consumam tudo o que caracteriza esse universo. Na edição deste ano, queremos inspirar, transformar e ampliar o conhecimento do público sobre a nossa cultura e os nossos valores", afirma Romeu Andreatta.

Entre os destaques que estarão presentes no festival este ano, estão: o premiado cineasta Jack McCoy, que vem pela primeira vez ao Brasil para apresentar o inédito A Deeper Shade of Blue; o cantor e compositor Pete Murray, revelação da música australiana; e Sean Davey, um dos principais fotógrafos de surf da atualidade, que traz a série de fotografias Kings of the Sun, exposição que abre a VIII Mostra Nixon da Arte e Cultura Surf. Outra importante atração do evento é a presença de Rory Russel, lenda do surf havaiano chamado de ‘O príncipe de Pipeline'. 

Ações Multidisciplinares

 Ao todo, cinco eventos acontecem simultaneamente no FestivAlma`11 - a VIII Mostra Nixon da Arte e Cultura Surf, o VII Festival Internacional RVCA de Cinema Surf, o VI Festival Billabong de Música, o IV Salão Internacional do Surf e a II Casa de Praia Skol - todos com curadoria de geral de Romeu Andreatta e outras personalidades referência nas áreas, entre elas, Keiko Beatie, curadora do Sundance Festival, que responde pelo festival de cinema.

 Salão Internacional do Surf

 Na quinta edição, o Salão Internacional do Surf reúne 17 marcas - Billabong, Nixon, RVCA, Element, VonZipper, Osklen, Rider, Ipanema, Mormaii, Fox, HB (Hot Buttered), Bintang, HD (Hawaiian Dreams), Evoke, Lightning Bolt, Long Island e South to South.

 "O IV Salão Internacional do Surf e Praia tem um novo desafio que é o compromisso do segmento com o design e o estilo. Estes marcarão as tendências para os próximos anos. O surf, a praia e a nossa maneira de viver são inspiraçõe. O design e o estilo nossas ferramentas neste mercado que, cada vez mais, se mostra competitivo", afirma Andreatta. "Este ano será o inicio de um novo ciclo do segmento, que, sem pudores, vai abraçar a praia e todos os seus negócios como parte integrante do nosso estilo de vida e mercado".

 Todo o projeto arquitetônico do Salão está baseado em lounges-conceito por onde o público poderá transitar e relaxar, ao mesmo tempo em que confere as novidades das marcas. Além disso, uma pista de skate será instalada no evento, com livre acesso ao público, que proporcionará diversão aos que procuram momentos radicais na Bienal.

 Para celebrar a consolidação do mercado de surf e praia, que já existe há mais de quatro décadas, o FestivAlma irá trazer ao Brasil o articulista, escritor e publisher Jim Kempton. Autor da "Bíblia" da área, Surfing - The Manual, Kempton foi um dos pioneiros da mídia surf no mundo. Ele trabalhou como editor nos anos 70/80 da lendária revista Surfing, além de ter atuado como colunista nas principais revistas do segmento.

 O escritor é o atual diretor de Comunicação da Billabong, além de ser curador dos principais eventos e instituições do surf - como o California Surf Festival e do California Surf Museum, em Ocean Beach.

 Teremos tambem a presença do maior nome da midia mundial Tony Perez, Publisher das duas maiores revistas do mundo, Surfing e Surfer ambas americanas e da mesma editora, sem duvida Tony é a pessoa mais influente do surf hoje.

 II Casa de Praia Skol

Para completar o leque de atrações do FestivAlma'11, o projeto "Casa de Praia, Arte e Design" chega à sua segunda edição com um espaço que comporta decoração, paisagismo, arquitetura de ambientes. A ideia é proporcionar aos visitantes e convidados à atmosfera da vida de praia.

 A Casa de Praia Skol ainda traz uma curadoria especial de artes, fotos e equipamentos, realizada pela Alma Surf, todos em sintonia com o conceito sustentável do projeto e as atividades dos esportes praticados na praia.

  VI Festival Billabong de Música

O Festival Billabong de Música se consolida como um dos principais festivais de música do país e nesta edição apresenta como atrações algumas das principais referências mundiais do gênero de surf e praia. Destaque para o australiano Pete Murray, considerado uma das maiores revelações da temporada.

 O cantor e compositor finalmente lança no Brasil o álbum Summer At Eureka, influenciado por grandes nomes do rock mundial como Neil Young, Bob Dylan e Nick Drack. Pete Murray assina toda a produção deste novo trabalho, que foi, no primeiro mês de lançamento, o álbum mais vendido na Austrália e está entre os primeiros dos hits tocados na Europa. No Brasil, a faixa título entrou para a trilha sonora da novela "Três Irmãs", da Rede Globo, sendo que outras trilhas sonoras de Murray são tocadas na emissora.

O Festival também traz o californiano Donavon Frankenreiter, apontado por muitos como o músico surfista mais pop da atualidade. Donavon apresenta o show de seu mais novo álbum: "Glow". O trabalho evidencia o amadurecimento de Donavon como compositor e embala os fãs com músicas e melodias contagiantes, marcas registradas do cantor, que promete também contar os principais hits, como Free, I dont matter.

Completam o set list o duo brasileiro Surf Life, dos veteranos jazzistas Neco Carbone e Claudio Celso, e Mat. McHugh, mais conhecido como o frontman e força criativa da banda australiana The Beautiful Girls. Depois de se apresentar no FestivAlma de 2009 e no Billabong Pro Santa Catarina em 2010 - a etapa brasileira do ASP World Tour -, o vocalista volta ao Brasil para apresentação de seu projeto em show acústico e mais intimista.

 VII Festival Internacional RVCA de Cinema

 O Festival RVCA de Cinema traz ao Brasil os principais e mais recentes tít

[DOWNLOAD | .PDF]

Rio de Janeiro
R. Mena Barreto, 37
Tel. 21 3723.8080

São Paulo
Av. Juscelino Kubitschek, 1.726 / 10 andar
Tel. 11 3323.1520 - 3073.0233

Brasília
SHS, Qd. 06, Conj. A, Bl. E, Sala 923
Ed. Brasil Business Center - Brasil 21
Tel. 61 3049.9550

copyright 2011 In Press Porter Novelli | todos os direitos reservados | criação In Press Porter Novelli | desenvolvido por AM4