Voltar ao Topo

releases

Projeto brasileiro vence etapa regional do Holcim Awards

17/10/2011 | HOLCIM BRASIL S.A.

Vencedores foram anunciados em evento em Buenos Aires. Projetos privilegiam a construção sustentável como ponto essencial para uma vida urbana melhor.

Foram anunciados os vencedores do 3º concurso internacional Holcim Awards para projetos e visões de construção sustentável de toda a América Latina. Numa cerimônia realizada no último dia 6, em Buenos Aires (Argentina), foram distribuídos US$ 300 mil a onze projetos. Os vencedores abordam, sobretudo, os desafios da urbanização intensa, contemplando desde edifícios comunitários inovadores até planos mestres e projetos de infraestruturas alargados.

A Holcim Foundation for Sustainable Construction, com sede na Suíça, realiza o concurso em paralelo em cinco regiões do mundo. Mais de 6.000 projetos, de 146 países, participaram dos Holcim Awards, que visa promover soluções sustentáveis desde o setor de construção e edificação até os aspetos tecnológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais.

Holcim Awards Gold para um centro de infraestruturas cívicas no Brasil

Um edifício público multifuncional na favela Paraisópolis de São Paulo, Brasil, venceu o prêmio principal no valor de US$ 100 mil. O projeto intitulado Grotão - Fábrica de Música impede a continuação da erosão e desabamentos perigosos de terras nos declives íngremes e leva infraestruturas sociais e culturais a uma comunidade que se encontra de fato separada da cidade formal. O projeto, chefiado por Alfredo Brillembourg, da Urban Think Tank, inclui um espaço público disposto em plataformas. O projeto apresenta áreas para agricultura urbana, um sistema de gestão de águas, um anfiteatro público, uma escola de música, um pequena sala de concertos, instalações desportivas, espaços públicos e infraestruturas de transportes.

O chefe do júri e reitor do Departamento de Arquitetura da Universidad Iberoamericana (UIA) na Cidade do México, Carolyn Aguilar, elogiou a ideia pelo seu conceito unificador, com instalações culturais de grande qualidade, características arquitetônicas, e envolvimento integrado da comunidade local, numa abordagem de gestão e planificação inclusivas a nível social. "O projeto tem o potencial de contribuir para um enriquecimento da consciencialização e coesão sociais na área e aplica traços técnicos de forma exemplar e educativa", afirma Carolyn.

Silver Award para um plano mestre de reconstrução pós-tsunami no Chile

O Holcim Awards Silver foi concedido a uma solução estratégica ao risco de terremoto e de tsunami na cidade costeira de Constitución, no Chile. Em vez de considerar uma proibição de construção ou a instalação de uma barreira maciça ao longo das áreas de risco, o projeto, chefiado por Alejandro Aravena da ELEMENTAL S.A., recomenda a plantação de florestas ao longo das áreas propensas a inundações para dissipar a energia das ondas através de fricção e a implementação de restrições específicas quanto ao uso e disposição de espaços na área de risco.

O projeto defende uma estratégia a longo prazo para modernizar o ambiente construído em vez de implementar um plano de ação ad hocpara reconstruir a parte da cidade que foi destruída pelo tsunami e terremoto. A abordagem foi também aplaudida pelo júri por integrar a participação dos cidadãos no sentido de melhorar a sensibilidade contextual e social do plano mestre.

Plano mestre de regeneração urbana no México ganha Bronze Award

O Holcim Awards Bronze foi concedido a um plano mestre idealizado por Jose Castillo da arquitetura 911sc para o setor noroeste de Ciudad Juárez, México. A região sofre pela violência crescente, devido à sua posição estratégica relativa ao tráfico de drogas e de armas. O projeto baseia-se na consolidação das bacias de retenção de águas existentes para mitigar inundações futuras e a sua conversão em espaços públicos, incluindo terraços agrícolas, workshops comunitários, lotes comerciais, espaços de recreio, instalações desportivas, um parque de skate e unidades de alojamento inovadoras do ponto de vista social. O projeto foi reconhecido por oferecer espaço para atividades econômicas, educativas e recreativas, com a intenção geral de reforçar as redes comunitárias.

Projetos no México, na Argentina e no Chile recebem reconhecimento

Foram atribuídos Prêmios de Reconhecimento a três projetos do México.  O projeto chefiado por Jorge Ambrosi da Ambrosi Arquitetos para uma reserva de recreio e de consciencialização ecológica em Banderilla. A recuperação da rede de transporte ferroviário no Vale de Oaxaca por Gustavo Madrid Vazquez da espacio entre tiempo Architects e o  plano mestre para recuperação do rio e corredor de transporte urbano para a Cidade do México, chefiado por Elias Cattan, da Taller13 Arquitetura Regenerativa.

Também receberam Prêmios de Reconhecimento: biblioteca em Rosário, Argentina, com um programa de extensão integrada à comunidade, resultado de um projeto chefiado por Alfredo Tapia, da AFT Arquiteto;, e a proposta de Mathias Klotz da klotz y asociados ltdapara uma biblioteca universitária ecológica em Santiago, Chile.

Prêmios "Next Generation" para visões de estudantes de pós-graduação

O concurso Holcim Awards reconhece a importância de captar os profissionais futuros para o tema da construção sustentável e desses partilharem as suas visões e ideias. A categoria "Next Generation" esteve aberta a projetos de estudantes. O primeiro prêmio foi concedido a uma equipe de estudantes chefiada por Mauro Ivan Barrio, Universidad Nacional de Córdoba (UNC) na Argentina, pela sua visão de uma instalação de dessalinização da água com auto-suficiência energética.

Uma proposta para reativar vias fluviais para transporte e desenvolvimento sustentável em Puerto Suárez, Bolívia, da autoria de Martin Fernández de Lema da Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina, obteve o segundo prêmio. Já a equipe chefiada por Gabriel Kozlowski Maia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Brasil, com uma proposta destinada a densificar e modernizar a cidade universitária da PUC-Rio, recebeu o terceiro prêmio.

Júri independente constituído por especialistas inter

[DOWNLOAD | .PDF]

Rio de Janeiro
R. Mena Barreto, 37
Tel. 21 3723.8080

São Paulo
Av. Juscelino Kubitschek, 1.726 / 10 andar
Tel. 11 3323.1520 - 3073.0233

Brasília
SHS, Qd. 06, Conj. A, Bl. E, Sala 923
Ed. Brasil Business Center - Brasil 21
Tel. 61 3049.9550

copyright 2011 In Press Porter Novelli | todos os direitos reservados | criação In Press Porter Novelli | desenvolvido por AM4