O ano de 2024 na InPress Porter Novelli foi marcado por desafios e uma inquietude transformadora. Seguimos inovando para gerar engajar os públicos de interesse dos nossos clientes, promover mudanças significativas de percepção e comportamento, além de contribuir diretamente para os resultados dos negócios.

Fomos além do modelo tradicional de Relações Públicas, com ações de comunicação integrada que abordaram temas relevantes, exploraram novos formatos e produziram conteúdos capazes de criar impacto positivo para marcas, empresas e a sociedade.

Agora é hora de compartilhar nossas conquistas! Confira uma seleção de cases e ações que marcaram nosso ano.

Americanas: gestão de crise premiada

Este ano, o case de Americanas foi vencedor do Prêmio Nacional Aberje 2024, que reconhece a excelência e inovação da comunicação corporativa brasileira, na categoria “Gestão de Crise Organizacional”. 

O projeto de transformação da empresa começou após a crise iniciada em janeiro de 2023, quando foi revelado um rombo bilionário gerado por uma fraude de resultados. O objetivo era mostrar que a empresa continuava operando normalmente, cumprindo suas obrigações e as determinações da Recuperação Judicial (RJ). 

Um dos principais desafios era o volume de demandas e a necessidade de respostas rápidas para não deixar jornalistas sem respostas em um cenário onde as principais informações ainda estavam sendo apuradas. Em apenas 48 horas, a equipe de comunicação recebeu 112 solicitações da imprensa. A estratégia de gestão de crise se baseou em dois eixos: a comunicação sobre os temas da Recuperação Judicial e das investigações, e o relacionamento com o ecossistema do varejo sobre as agendas positivas da companhia. 

Foram usadas diversas ferramentas para o gerenciamento da crise e recuperação da credibilidade, desde pautas específicas e mapeamento de temas que necessitavam de esclarecimento contínuo, assim como rodadas de entrevistas com porta-vozes alternados para ampliar o relacionamento com a imprensa. 

O resultado foi uma mudança na percepção da imprensa sobre a empresa, alinhada à nova gestão, mais transparente e comprometida em recuperar a companhia quase centenária.

Press trips GOL: muito além de viagens

Com a premissa de ser A Primeira Para Todos e se posicionar como Companhia Aérea Global, a GOL realizou 12 press trips em 2024, entre destinos internacionais e nacionais. 

Fora do Brasil, a equipe da InPress Porter Novelli acompanhou 16 jornalistas em 4 viagens para Orlando, Bogotá, San Jose e Cancun, gerando 24 matérias e alcance de 855 mil pessoas. O time apoiou também a organização de trips para o Sul da França, em parceria com a Air France, e Aruba, nova rota da GOL inaugurada em 18 de dezembro, além de destinos nacionais como Natal (RN), Manaus (AM) e Bento Gonçalves (RS).

A participação da InPress em press trips, que reforçam a estratégia de ampliar e estreitar relacionamento entre a GOL e a imprensa, segue com novas rotas em 2025

GSK se une ao Porta dos Fundos

A GSK se uniu com o Porta dos Fundos em uma campanha de conscientização sobre herpes zoster, desenvolvida pelo time de Marketing de Influência da InPress Porter Novelli, GSK e Google.

O projeto nasceu do desejo da marca de explorar novos caminhos e linguagens para abordar temas de saúde com grande impacto, tendo como base dados sobre o engajamento de conteúdos de comédia no YouTube. A ação traz a importância de cuidar da própria saúde e também de familiares.

Nos vídeos, o dr. Drauzio Varella é um consultor que explica a doença em uma reunião com João Vicente e Thati Lopes. Disponível no YouTube e redes sociais do Porta dos Fundos, o primeiro vídeo já alcançou quase 30 milhões de visualizações. 

New Balance: lançamento dos uniformes do São Paulo Futebol Clube

Quando a New Balance foi anunciada como nova fornecedora de material esportivo do São Paulo Futebol Clube, a InPress Porter Novelli assumiu o desafio de repercutir essa parceria e conectar a marca à apaixonada torcida tricolor. 

Com destaque para o lançamento dos uniformes do clube, com as camisas 1, 2 e 3, que celebram cada um de seus principais patrimônios, usamos uma estratégia de PR contínua que englobou ativações com imprensa, influenciadores e celebridades mainstream, além de ativações no camarote da marca no MorumBIS. 

As ações resultaram em 222 matérias na imprensa, com destaque para TVs abertas, como Globo e Band, e veículos tier 1, como GE e UOL. Além disso, 54 perfis influentes foram ativados nas redes sociais, alcançando 31 milhões de pessoas e gerando mais de 259 mil interações

O impacto refletiu diretamente no negócio: logo após o lançamento das camisas 1 e 2, a meta de vendas do mês de janeiro foi atingida em um único fim de semana.

Rio Gastronomia 2024: uma edição de quebra de recordes

Maior festival gastronômico do Brasil, o Rio Gastronomia voltou ao Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, para sua 14ª edição, com uma novidade. Neste ano, após inúmeros pedidos por “mais RG”, o evento ganhou mais um fim de semana, totalizando 12 dias de realização, e entrou oficialmente para o calendário da cidade. A equipe de PR da InPress Porter Novelli esteve à frente da divulgação para a imprensa e da ativação de influenciadores. 

Foi uma edição de quebra de recordes - tanto em termos de patrocínio, vendas e público estimado, que ultrapassou a faixa dos 120 mil, quanto de repercussão midiática: 

  • 475 matérias espontâneas sobre o RG 2024 nos principais veículos de gastronomia, programação e agenda cultural, turismo e marketing;
  • 19 matérias veiculadas ao vivo e gravadas na TV Globo, GloboNews, SBT e Rio TV Câmara; 
  • 31 inserções nas rádios CBN, Band News FM e JB FM; 
  • Mais de 75 influenciadores de gastronomia, turismo e agenda foram ativados, com 215 posts e 1800 citações sobre o evento nas principais plataformas digitais. 

Riot Games: estreia 2ª Temporada de Arcane e volta à CCXP

Arcane, a série animada da Riot Games baseada no jogo League of Legends e vencedora de nada menos do que quatro Emmys, estreou sua segunda temporada na Netflix em novembro, após 3 anos de espera. 

No Brasil, a Riot Games ativou a série durante a CCXP24 com atrações imersivas num estande de 360m2, além de trazer talentos para participar de um painel no palco principal. 

A InPress Porter Novelli teve o desafio de criar impacto na imprensa brasileira com as novidades. Nosso time desenvolveu e executou toda estratégia de PR, que envolveu desde a participação de jornalistas brasileiros em eventos globais, entrevistas exclusivas, screening online, divulgação das parcerias e ações de marketing locais em torno da série até um press day em São Paulo com os talentos, que vieram ao país com toda logística e operação gerenciada pela equipe. 

O resultado? Mais de 2570 matérias publicadas, 1bi de alcance na mídia digital, 1M na mídia impressa e 4M de audiência em TV, somando uma valoração de mídia de mais de R$ 79M.

GSK na CCXP 2024

Entre 5 e 8 de dezembro, a GSK transformou sua estreia na Comic Con Experience (CCXP) em São Paulo em um marco de inovação e impacto. Com uma ativação inédita, desenvolvida pelos times de PR, Produção, Criação e Marketing de Influência da InPress Porter Novelli, a marca trouxe saúde para o universo geek, conectando-se de forma criativa e interativa com um novo público.

O projeto apresentou os personagens exclusivos “Os Protetores”, que traduziram a importância da imunização em uma narrativa alinhada ao evento, além de uma parceria pioneira com o Escape 60’. A presença de influenciadores como Enaldinho reforçou a mensagem, ampliando o engajamento nas redes sociais.

A GSK também inovou na experiência do público com brindes, como folheto em formato de HQ e ecobags exclusivas, transformando a conscientização em um universo inédito. Com ampla repercussão, a ação destacou a GSK como referência em levar saúde ao centro das conversas de forma inovadora. 

Confira o conteúdo especial com Enaldinho nas redes sociais.

Stanley e Olivia Rodrigo em edição limitada do copo Quencher

A Stanley - líder em produtos térmicos para alimentos em bebidas - realizou um lançamento global simultâneo, que incluiu o Brasil, para apresentar o copo Quencher, queridinho da marca, em uma collab exclusiva e de edição limitada com a cantora Olivia Rodrigo.

O desafio foi associar a marca centenária a um dos maiores ídolos musicais da geração z e três vezes ganhadora do GRAMMY®, comunicando a sinergia entre estes dois ícones da cultura pop. Como estratégia, o produto foi apresentado como um item associado à cultura e ao lifestyle, com comunicação direcionada a fã-clubes da cantora e veículos de imprensa voltados para a cultura pop, por meio de seeding e sugestões de pautas.

Os resultados alcançados pelo time de PR da InPress Porter Novelli incluem 40 inserções na mídia - incluindo veículos target e Tier 1, como O Globo, Rolling Stone, Billboard, CNN, Exame e Capricho -, sendo 39 exclusivamente dedicadas ao novo produto, totalizando mais de 9,3 milhões de impressões

Natura: lançamento do projeto CAJU para peles pretas

Um dos grandes destaques da Natura em 2024 foi a nova linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, desenvolvida especialmente para hidratação e cuidados para peles pretas e pardas, a primeira linha completa para este público no mercado. Para promover o lançamento, a estratégia desenvolvida pelo time de PR da InPress Porter Novelli contou com o apoio do Projeto Dandara, que há anos faz um mapeamento do bem-estar da mulher negra e trouxe resultados empíricos para destacar a importância de atender às necessidades muito específicas desse público.

O awareness orgânico foi potencializado pelo patrocínio da turnê CAJU, da cantora Liniker, com celebração da representatividade de Natura. Além disso, foi realizado um evento proprietário com rodas de conversas sobre as vivências da população preta, onde foram ativados 138 influenciadores e jornalistas – ações-chave para promover o lançamento e gerar uma conexão autêntica com o público. 

A estratégia alcançou grande repercussão, com 376 posts nas redes sociais e 185 matérias na imprensa, incluindo veículos como Folha de S. Paulo, Vogue, Marie Claire e Glamour, em apenas um mês de divulgação. Ao todo, a campanha impactou um público potencial de 24 milhões de pessoas, consolidando Natura como referência em diversidade e inovação.

Avon: inovação e sofisticação no mercado de fragrâncias

Para destacar o pioneirismo de Avon no mercado internacional de fragrâncias, o time da InPress Porter Novelli liderou uma estratégia de PR para reforçar a alta qualidade de seus produtos, apresentar a colaboração da marca com alguns dos maiores perfumistas da indústria e os preços democráticos de seus produtos.

Com foco em experiências de alto valor, a estratégia contou com uma press trip para Salvador (BA), um dos principais mercados de consumo de fragrâncias no Brasil. Durante a visita, influenciadores e jornalistas participaram de um workshop de perfumaria, um coquetel especial e um jantar às cegas, com pratos inspirados nos ingredientes dos perfumes.

Outro destaque foi o lançamento da fragrância Far Away Shine, que levou influenciadoras como as ex-BBBs Sarah Alline e Roberta Freitas e as tiktokers Luiza Parente, Ma Perchon e Marcela Montellato, entre outras, para uma viagem inesquecível na Europa. A ação foi registrada em um branded content para a Marie Claire.

Além disso, o envio de press kits e uma coletiva de imprensa para veículos regionais ampliaram o alcance da campanha, que resultou em mais de 593 histórias, alcançando cerca de 23 milhões de pessoas e gerando mais de R$ 10,6 milhões em valor estimado de earned media.

Budweiser e Bruno Mars pelo RS

Budweiser, a cerveja dos ídolos e dos fãs, reuniu Bruno Mars e a Ação da Cidadania em uma ação em prol da recuperação das áreas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Com a chance de participar de um pocket show exclusivo de Bruno Mars, milhares de fãs doaram para a ONG e concorreram à chance de fazer parte do evento. 

Após arrecadarem R$ 1 milhão para apoiar as famílias gaúchas, Budweiser reuniu Bruno Mars e os fãs participantes em uma noite inesquecível, movida a música e solidariedade. 

A ação teve apoio do time de PR da InPress Porter Novelli, que liderou a estratégia de lançamento da campanha e levou mais de 20 convidados para participar e cobrir o espetáculo. 

Rexona: Carnaval dentro do metrô de SP

Rexona tem no Carnaval um dos seus principais momentos no ano, dando toda proteção para curtir a folia sem suor e odor. Entre as diversas ações da campanha “Bota Pra Ferver”, a marca realizou Carnaval dentro da estação Fradique Coutinho, importante rota da folia paulistana. 

E coube ao time de PR da InPress Porter Novelli potencializar a divulgação da campanha de Rexona nos dias de folias carnavalescas. Para isso, a agência criou uma jornada imersiva no metrô, convidando jornalistas e influenciadores para dentro do vagão da Linha 4 - Amarela, com direito a fanfarras e muita alegria, na pré-estreia da ação que rolou nos dias de Carnaval.

O evento de PR dentro da estação e do metrô conectou imprensa e criadores de conteúdo com as mensagens de Rexona, fortalecendo a mensagem de Rexona para o Carnaval. 

MAPFRE: primeiro microsseguro para empreendedores de favelas no Brasil

A InPress Porter Novelli foi a responsável pela divulgação do programa "MAPFRE na Favela", o primeiro microsseguro do país voltado para empreendedores de comunidades vulneráveis. O lançamento teve início com uma entrevista exclusiva negociada com o Valor Econômico e foi seguido por um evento no pavilhão da ONG G10 Favelas, em Paraisópolis. 

A ocasião contou com a participação de moradores, lideranças comunitárias e de 10 jornalistas de alguns dos principais veículos da cobertura de seguros e impacto social, como InfoMoney, Capital Reset, Revista Apólice, além de cobertura na Carta Capital e Integridade ESG. Ao todo, a ação foi destaque em 50 matérias.

Rio Open: 10ª edição

Entre os dias 17 e 25 de fevereiro, o Rio de Janeiro recebeu pela 10ª vez o Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul. A InPress Porter Novelli esteve presente em todas as edições, sendo a agência responsável pela estratégia de comunicação do evento. 

Neste ano, foram mais de 280 jornalistas credenciados entre os principais veículos nacionais e internacionais, que garantiram uma ampla cobertura e exposição positiva da marca Rio Open. Além disso, foi realizado o Torneio Imprensa Victorino Chermont, em homenagem ao jornalista Victorino Chermont, que reuniu mais de 60 profissionais de imprensa para a disputa do campeonato interno da modalidade nas quadras do Jockey Club Brasileiro.

Prêmio Multishow

A InPress Porter Novelli liderou as ações de PR do Prêmio Multishow 2024, trabalho que rendeu excelentes  espaços na mídia nos principais veículos de música e entretenimento do país. O planejamento envolveu a divulgação de notas de performances confirmadas, entrevista coletiva com apresentadores e a direção, press trip e credenciamento de imprensa.

Em novembro, a agência conduziu uma coletiva com a presença de aproximadamente 30 jornalistas. Durante a cobertura in loco, em 3 de dezembro, a equipe da InPress realizou o credenciamento da imprensa e toda a organização e acompanhamento de cerca de 70 profissionais ao longo do tapete vermelho e da cerimônia de premiação. A equipe também recebeu cinco jornalistas que vieram ao Rio de Janeiro, especialmente, para a cobertura do evento.

Os resultados incluem mais de 2.000 matérias, entre elas a capa do jornal O Globo, os telejornais Jornal da Globo, Bom Dia Rio e RJTV, além de destaque nos principais veículos, como Folha de S. Paulo, Hugo Gloss, Rolling Stone, Billboard, Marie Claire, Popline, Papel Pop, Quem, Caras e Mundo Negro. A repercussão inclui ainda mais de 400 posts em redes sociais e cerca de 2,5 bilhões de pageviews.

McDonald's: Nova websérie do Méqui

Em novembro deste ano, o McDonald’s lançou oficialmente a websérie “Do campo à mesa - qualidade que inspira”, conteúdo roteirizado e produzido pelo time da InPress Porter Novelli em parceria com a Comunicação da Arcos Dorados.

Dividida em 3 episódios, a série revelou a origem e o cuidado no cultivo dos ingredientes usados no cardápio tão querido pelos clientes de todo o país. Cada capítulo teve como tema um ingrediente, sendo um destinado para o café, outro para verduras - com foco na alface - e o último, carne. Não dá pra perder! 

Assista todos os episódios aqui e não deixe de conferir o branded content, feito em parceria com o nosso time de mídia, no Estadão

Maratona do Rio: 22ª edição

Entre os dias 29 de maio e 2 de junho, o Rio de Janeiro recebeu pela 22ª vez o maior festival de corridas da América Latina, a Maratona do Rio, que reuniu mais de 45 mil inscritos

A InPress Porter Novelli foi a agência responsável pela estratégia de comunicação do evento e convidou mais de 20 jornalistas para participar, oferecendo a experiência de correr na Cidade Maravilhosa e aproveitar os shows e as ativações da Maratona com Arte, braço cultural do festival. 

A participação dos jornalistas rendeu bons resultados, incluindo capa do O Globo, reportagens nos programas "É de Casa", "Hora 1" e "Globo Esporte" da TV Globo, além de matérias publicadas na ESPN e em outros veículos relevantes.

ArcelorMittal: Expansão da Unidade Vega

A expansão da Unidade Vega da ArcelorMittal, em São Francisco do Sul (SC), alcançou resultados expressivos com uma comunicação estratégica e bem-orquestrada. A equipe da InPress Porter Novelli esteve à frente da estratégia nacional de assessoria de imprensa, garantindo ampla cobertura e impacto.

A ação envolveu a organização de uma press trip que conseguiu levar à pequena cidade que fica a cerca de 200 km de Florianópolis 12 jornalistas de veículos de destaque, como Valor Econômico, A Gazeta, Fast Markets, S&P Global/Platts e Canal Energia. Além disso, entrevistas exclusivas foram concedidas sob embargo para nomes estratégicos da imprensa, como Reuters, Estadão e NeoFeed.

A programação ofereceu uma experiência completa aos convidados, com uma coletiva de imprensa e uma visita guiada à nova linha de produção, proporcionando informações detalhadas e uma visão aprofundada e imersiva do projeto. Para garantir precisão e alinhamento na comunicação, os porta-vozes participaram de um media training presencial.

O impacto foi comprovado com a publicação de 231 matérias positivas em veículos estratégicos, ampliando a visibilidade da expansão e reforçando a relevância da unidade. A ampla cobertura destacou o crescimento da ArcelorMittal e consolidou o evento como um marco para a empresa no cenário industrial.

Siemens: estruturação de uma Rede de Pessoas Embaixadoras

Os times de PR e Comunicação Interna & Transformação Organizacional da InPress Porter Novelli lideraram uma estratégia vencedora para desenvolver talentos da Siemens Brasil para atuarem como pessoas embaixadoras da companhia.

Como primeira etapa, foi desenhado um plano de governança da Rede, com a definição de diretrizes, papéis e responsabilidades. Também foi desenvolvido um planejamento de comunicação integrada, com adaptação das mensagens-chave, proposição de frentes de atuação, editorias temáticas e ações táticas.

Em seguida, houve a implementação e manutenção da Rede, com o apoio na seleção das pessoas embaixadoras e na produção e distribuição de pautas para o grupo. Para fortalecer as diretrizes, a Rede de Pessoas Embaixadoras participou também de workshops de Comunicação, Diversidade, Equidade & Inclusão e de expressividade, com apoio das áreas de Treinamentos e Produção da InPress.

Com as ações, diversos conteúdos foram publicados nas redes sociais das pessoas embaixadoras, potencializando o engajamento, fortalecendo o senso de pertencimento entre os funcionários e posicionando a Siemens Brasil como uma marca empregadora de escolha.

Viver é Raro - 2ª temporada

Após o sucesso da 1ª temporada de Viver é Raro, a emocionante série documental retornou com novos episódios ao Globoplay, liberados para não assinantes, para apresentar a jornada de sete pessoas com doenças raras e revelar seus desafios, lutas e conquistas. 

O projeto — um poderoso produto de entretenimento de impacto — foi idealizado pelo time de Saúde e Bem-estar da InPress Porter Novelli. A Vbrand, selo de branded entertainment do Grupo In Press, lidera a gestão geral do projeto, que foi coproduzido em parceria com a Cine Group, e realizado pela Casa Hunter - Associação Brasileira de Doenças Raras.

Estima-se que existam cerca de 7 mil doenças raras catalogadas globalmente e, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas convivam com uma dessas condições. A série traz um olhar aprofundado, especialista e humanizado sobre o universo dos raros, inspirando e conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce, do apoio contínuo e da pesquisa científica.

A segunda temporada de Viver é Raro alcançou mais de 40 mil visualizações, sendo assistida por mais de 19 mil pessoas. O número representa um crescimento de 37,5% em relação ao total de horas que os usuários passaram assistindo à primeira temporada da série. Foram conquistadas 89 matérias em veículos de imprensa, como Folha de S.Paulo, Claudia, Galileu, Portal Leo Dias, Marie Claire e Uol VivaBem, dentre outros. Além disso, 15 posts orgânicos foram publicados nas redes sociais de grandes nomes da mídia, como Maju Coutinho, Susana Vieira, Carla Prata e Daniella Sarahyba, alcançando 40 milhões em impacto potencial e R$ 1 milhão em valoração total de mídia estimada.

Fundação Osesp – Clássica e inovadora

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp completou, em 2024, 70 anos. Um importante marco na história desta que é a orquestra mais relevante do Sul Global. E, neste momento celebratório, a Fundação Osesp, que administra a Orquestra, demais corpos artísticos, programas educacionais e de difusão e a Sala São Paulo, quis ir além da excelência artística e trouxe à InPress Porter Novelli um grande desafio: ajudá-la a ampliar o relacionamento com formadores de opinião da cultura e de outros segmentos.

Para responder a essas provocações, o nosso time atuou em duas frentes, desenvolvidas de forma integrada. Na primeira, fizemos um diagnóstico sobre a percepção acerca da entidade e da música clássica. A partir disso, construímos, de forma colaborativa com a Comunicação e a Diretoria Executiva, a narrativa da instituição alinhada a premissas de ESG, que dá visibilidade a seus compromissos e ações para a gestão responsável e a ampliação do acesso à música clássica. 

Na segunda frente, desenvolvemos um plano de comunicação integrada, com mapa de stakeholders, matriz de influência, matriz de porta-vozes e ações em duas frentes: a institucional, com iniciativas recorrentes, e a de ações pontuais.

Destino COP30

Os olhos do mundo estarão voltados para Belém do Pará em 2025 por conta da realização da conferência do clima da ONU, a COP30. E o Grupo In Press já está trabalhando para que seus clientes se preparem para todas as oportunidades e os desafios que esse evento global vai proporcionar.

Durante três dias, no fim de novembro, a CEO do Grupo, Roberta Machado, e a CEO da FleishmanHillard Brasil, Ana Domingues, acompanharam um grupo de clientes em uma experiência inédita e exclusiva de imersão no contexto social, cultural e econômico de Belém: o Destino COP30

Organizada em parceria com o coletivo local Chuva das 4, a viagem a Belém proporcionou a criação de conexões relevantes não só com os organizadores do evento, mas também com empreendedores, representantes da sociedade civil e artistas, que tornam Belém um local único – e ainda pouco conhecido da maioria dos brasileiros. 

Novas turmas serão abertas para os nossos clientes. Para saber mais, entre em contato com nossos especialistas.

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