A pandemia trouxe uma série de desafios para o mundo corporativo. Um deles, com certeza, é manter a cultura organizacional forte entre seus colaboradores, mesmo com o isolamento físico imposto pela pandemia do novo coronavírus. Longe dos escritórios, das estações de trabalho e das salas de reuniões formais, o tema é, sem dúvidas, um dos maiores desafios de pequenas e grandes corporações.

A cultura organizacional influencia a empresa como um todo, desde o relacionamento interpessoal entre funcionários, clientes e fornecedores até o alcance de resultados no mercado. Ser estratégico e saber comunicar é, portanto, essencial.

Desse modo, criamos este artigo para que você aprenda mais sobre o que é cultura organizacional e como ela pode ser benéfica para sua empresa. Para tanto, não pare agora a leitura. Vamos lá?

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional tem influência direta na performance da organização, uma vez que afeta o comprometimento de seus colaboradores e, por consequência, o seu desempenho. Se as suas ações não estão alinhadas à sua cultura, é hora de revisá-las, corrigir a rota e criar experiências positivas com seus colaboradores. Isso é mandatório para a sua atual reputação hoje e para a retomada da performance em um futuro próximo.

De acordo com Milena Fiori, diretora do núcleo de comunicação interna e conteúdo da InPress Porter Novelli “muitas companhias sentiram dificuldade em transmitir sua cultura porque acreditam que esta comunicação deve ser baseada prioritariamente no diálogo, na escuta ativa, ou nos exemplos das lideranças. A cultura organizacional, no entanto, tem uma identidade própria. É a materialização do que a empresa desenhou, sem estar estampada na parede como um quadro de missão, visão e valores”. 

Portanto, a cultura organizacional envolve atitudes no trabalho, crenças, costumes, hábitos e tantos outros possíveis elementos que construíram a empresa como é, determinando como o negócio funciona na prática.

Isso significa que uma organização não define sua cultura simplesmente pelo que prega, mas sim pelo que exerce na rotina. Porém, em tempos de pandemia, como manter isso forte entre os stakeholders?

Como manter uma cultura organizacional forte em tempos de pandemia?

Com a chegada da COVID-19 houve uma mudança brusca para a maioria das empresas. Para evitar aglomerações e o contato com o novo vírus, foi adotado como rotina o home office, que anteriormente era realizado por poucas organizações e em dias específicos.

Desse modo, foi preciso mudar toda a estrutura para cada um trabalhar em sua casa de forma isolada. Consequentemente, a cultura organizacional foi impactada, principalmente pela forma abrupta como aconteceu, sem tempo para ser reprogramada em um novo cenário.

A fim de fortalecê-la nesse momento de pandemia, é importante:

Fortalecer a comunicação interna

Ainda que construída diariamente, é muito importante ter em conta a necessidade de dobrar a atenção para a comunicação interna visto que a empresa está descentralizada. Logo, para que os talentos tenham informações completas, é necessário estabelecer canais que sejam utilizados por todos, com uma linguagem clara e didática.

Relembrar os pontos fortes da cultura

Nesse período de afastamento, lembre-se de intensificar a comunicação para lembrar aos stakeholders os aspectos mais importantes da cultura organizacional. Dessa forma, é possível mantê-los engajados e trabalhando em um ritmo semelhante ao do escritório.

Fortalecer a cultura do feedback

Com o trabalho à distância é extremamente importante que o feedback seja fortalecido para que todos estejam alinhados sobre tarefas e comportamentos. Assim, é mais fácil manter a qualidade dos projetos entregues e os colaboradores cientes das suas performances, tanto nos pontos positivos e quanto nos negativos.

E quais são os benefícios de ter uma cultura organizacional forte?

A cultura organizacional faz parte tanto da gestão de Recursos Humanos quanto das demais áreas da organização e principalmente do CEO. Assim, é possível que todos os colaboradores estejam alinhados sobre as metas estabelecidas pelos tomadores de decisão.

Por exemplo, caso uma organização tenha como foco a tecnologia para seus clientes é muito importante que utilize a mesma premissa internamente, pois o desalinhamento entre a proposta e a realidade de um negócio pode tornar seus objetivos mais difíceis de serem alcançados.

Ainda que, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Duke, 90% de executivos americanos e europeus acreditam que a cultura organizacional é importante para os resultados, apenas 15% deles viam como adequada tal questão no momento do estudo.

Isso acontece porque é necessário um investimento na gestão, a cultura precisa estar na estratégia de negócio. A partir do momento em que isso é colocado em pauta e trabalhado diariamente, é possível perceber uma melhora efetiva no desenvolvimento das atividades e alcance dos lucros almejados.

Nunca passamos por um momento tão importante quanto o atual para aprender a fortalecer o senso de comunidade, comunicação interna e valores. Por isso, lembre-se: uma nova experiência pode manter ou, até mesmo, melhorar o desenvolvimento de sua empresa.

Agora que você sabe o que é a cultura organizacional e sua importância para as empresas, não deixe de explorá-la! Para isso, não esqueça de compor um time de comunicação interna com profissionais capacitados ou, se preferir, conte com uma consultoria especializada que possua know-how no assunto como a InPress Porter Novelli.

Se você gostou desta leitura e quer continuar sabendo ainda mais sobre o tema, não deixe de baixar gratuitamente o nosso e-book com os “4 Passos para a Implementação de uma Cultura Organizacional forte”.

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