O Grupo In Press lança o e-book “Tendências de Comunicação para 2026”, levantamento que apresenta as previsões e estratégias que estarão no radar de 15 lideranças das áreas de comunicação de grandes empresas.

A lista inclui Adriana Sandoval (Henkel), Alexandre Scaglia (AWS), Aline Borges (Direcional), Carla Pistori (Royal Canin), Elisa Martinez (Mattel), Juliana Machado (ArcelorMittal), Lilian Torres (Bayer), Luciana Zaniboni (Beiersdorf), Marcel Dellabarba (Samsung), Marcos Riva (Hcor), Maycon Oliveira (MedSênior), Rafael Torres (Grupo SADA), Regina Teixeira (PepsiCo), Rogéria Pereira (Cidade Center Norte) e Thiago Procópio (Claro), clientes das agências InPress Porter Novelli, FleishmanHillard e The Buzz Now (TBN).

Se em edições anteriores o levantamento anual do Grupo In Press já apontava a fragmentação da atenção como desafio central, 2026 deve aprofundar essa complexidade. O estudo mostra que o ano marca o início da “era da afinidade”, em que humanização, vulnerabilidade, escuta ativa e presença emocional serão diferenciais competitivos. 

“Agora, não basta acompanhar a velocidade das transformações: é preciso dirigir a narrativa, integrar públicos, antecipar comportamentos e construir sistemas de comunicação que unam dados, cultura, criatividade, cocriação e propósito. É a integração definitiva entre reputação e performance, colocando a comunicação e as comunidades no centro das decisões de negócio, e criando confiança como ativo de alto valor para a marca”, analisa Roberta Machado, presidente-executiva do Grupo In Press.

A integração entre reputação e performance; IA como vetor de reputação e consumo; comunicação pensada como jornada para construção de confiança; e conteúdo multiformato, omnichannel e orientado a comunidades completam as cinco principais forças que devem orientar a estratégia de comunicação das organizações no próximo ano.

O e-book completo está disponível para download no site do Grupo In Press.

Sobre o Grupo In Press

Segundo maior grupo de comunicação do país em faturamento, de acordo com o Anuário da Comunicação Corporativa 2025, o Grupo In Press é formado por empresas de RP e serviços especializados que oferecem soluções integradas de comunicação aos seus mais de 200 clientes.

São elas: InPress Porter Novelli (RP), FleishmanHillard (RP), Brodeur Partners (RP), Vbrand (projetos audiovisuais de branded entertainment), Critical Mass (soluções de mídia e UX), The Buzz Now (marketing de influência e marketing de conteúdo) e Athos Public Affairs (Assuntos Públicos e Advocacy). O Grupo também é sócio da Dialog, startup nascida dentro do Grupo In Press que hoje é a HR tech líder em comunicação interna e engajamento no Brasil.

Reafirmando o compromisso com a igualdade de gênero e a sustentabilidade corporativa, o Grupo In Press é signatário do Pacto de Igualdade de Gênero da ONU e do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa global de sustentabilidade corporativa. Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, conta com uma equipe de mais de 700 colaboradores, com 71% dos cargos de liderança ocupados por mulheres.

Compartilhar com um amigo