O ano de 2021 na InPress Porter Novelli foi de puro desafio e inquietude! Continuamos a inovar para impactar os públicos de nossos clientes, promover mudanças de percepção e de comportamento, além de impactar os resultados dos negócios. Fomos muito além do RP tradicional, com ações de comunicação integrada, para desenvolver temas relevantes, testar novos formatos, produzir e gerenciar conteúdos com impacto positivo para as marcas, empresas e sociedade. 

Agora chega de curiosidade e vamos direto ao ponto. Confira abaixo as ações e cases de comunicação #InPressionantes que marcaram o nosso 2021!

Movimento #MenteEmFoco

Saúde mental é coisa séria e é um tema que vem ganhando cada vez mais relevância no meio corporativo. O Movimento #MenteEmFoco é uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, idealizada pela InPress Porter Novelli e com endosso científico da Sociedade Brasileira de Psicologia, que convida empresas e organizações brasileiras a agirem em benefício de seus colaboradores e da sociedade como um todo no combate ao estigma e o preconceito social ao redor da saúde mental. Em um ano, o #MenteEmFoco realizou ativações para 39 empresas signatárias e impactou mais de 300 mil colaboradores em todo o país. Faça parte também deste movimento!

Dia do Humor

O dia 30 de outubro é o aniversário de Paulo Gustavo e, agora, oficialmente também o Dia Do Humor. A ação foi uma homenagem do Multishow, com apoio dos seus familiares e articulação da InPress Porter Novelli, ao seu legado e a toda produção nacional do gênero, que traz, todos os dias, leveza para as nossas vidas. Para marcar a data, parentes e amigos de Paulo Gustavo, além de diversos influenciadores digitais, receberam camisetas com frases que marcaram a carreira do gênio do humor e foram convidados a compartilhar em seus perfis nas redes sociais. O Multishow também preparou uma programação especial de humor para a TV e YouTube e parou, às 18h, para um minuto de gargalhaço, com cenas da carreira do ator. Houve ainda uma belíssima projeção das frases “Rir é um ato de resistência”, “Rir é um ato de amor” e “Rir é um ato de solidariedade” no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, sua cidade natal, com cobertura exclusiva do Jornal Nacional.

Deu Positivo 

Em atenção ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS (01/12) e ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o tema, desenvolvemos para a GSK/Viiv Healthcare o produto de Branded Entertainment Deu Positivo, que convida o público a conhecer como é possível viver plenamente após o diagnóstico de HIV. Dentre as diversas ações desenvolvidas, houve o lançamento da 2ª temporada do doc-reality homônimo na MTV Brasil, que aborda a história de pessoas reais que vivem com HIV e mostra que o vírus não as impede de ter qualidade de vida, realizar sonhos e concretizar projetos. A série foi idealizada pela Vbrand, núcleo de Branded Entertainment do Grupo InPress, e coproduzida com a Cinegroup. Outro destaque foi o lançamento de um filtro exclusivo para os stories do Instagram, no perfil Participathivos, criado com base na arte de Flavio Wetten, que reforça a necessidade de prevenir, testar, acolher e tratar a infecção pelo vírus do HIV e convida o público a assistir à série Deu Positivo. 

Unidos Pela Vacina

Para disseminar informações verdadeiras sobre a vacinação e incentivar os brasileiros a dizerem sim para todas as vacinas, realizamos ações de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas para o Movimento Unidos Pela Vacina, iniciativa que nasceu com o objetivo de vacinar toda a população elegível contra a Covid-19 até setembro de 2021. Como resultado, mais de 2 milhões de itens foram doados a 4.100 cidades do Brasil por mais de 470 empresas para agilizar o processo de vacinação no país e colaborar para a alta taxa de aceitação da população brasileira para a vacinação.

Plantão do Urso

A Colorado sabe que o ano de 2021 mexeu com os nervos de todo mundo e vive com os brasileiros essa realidade dura de engolir! Para dar uma ajudinha e acalmar os nervos de todos, a marca da AMBEV lançou a Kuyá, uma Session IPA para um país que está precisando de maracujá. Nós entramos nessa onda junto com a cerveja e levamos para as redes sociais de Colorado o Plantão do Urso, o jornal que dá notícias tão surreais que só mesmo tomando maracujá para aguentar. Encontramos no bom humor e nas notícias surreais os ingredientes que precisávamos para impactar o público final. O telejornal foi idealizado, escrito, produzido, apresentado e editado para as redes sociais numa parceria entre o nosso time de Digital e o InStudio, nosso núcleo de produção audiovisual. O Plantão do Urso foi ao ar no mês de julho, com cinco episódios que alcançaram 70 mil views organicamente no Instagram de Colorado.

Movimento Pela Equidade Racial 

A diversidade racial da população brasileira precisa refletir no quadro de colaboradores das empresas para alcançarmos uma sociedade cada vez mais inclusiva. O >MOVER surgiu com o objetivo de evidenciar o racismo estrutural existente no País, além da importância do combate à desigualdade de oportunidades na sociedade e no ambiente corporativo, incentivando maior acesso de profissionais negros a postos de liderança. Em 2021, a iniciativa impactou cerca de 1,3 milhão de colaboradores em todo o país, nas 46 empresas que compõem hoje o movimento.

Mulheres Inspiradoras 

Como parte do projeto "Mulheres Inspiradoras", em 2021, a Mattel presenteou a biomédica brasileira Jaqueline Goes e a cantora IZA com uma boneca Barbie exclusiva e feita à semelhança de cada uma. Elas se juntaram à surfista de ondas grandes Maya Gabeira dentre as brasileiras homenageadas pela marca. Criada em 2015, a iniciativa tem como objetivo ressaltar mulheres que fazem a diferença em seu campo de atuação, ao atingirem grandes marcas em suas carreiras e que servem de exemplo para as futuras gerações. 

Minha História Vai Além 

Para mostrar de perto que toda forma de vida é gigante e que as pessoas nascidas com acondroplasia, a principal causa de nanismo, têm uma história que vai além do que se pode ver, criamos para a BioMarin a campanha Minha História Vai Além. A iniciativa mobiliza o público com seriedade e suavidade no combate ao preconceito contra as pessoas com nanismo, apresentando a história e os desafios de quem vive com a condição. Para a campanha, foi lançado um hub de conteúdo, que conta com vídeos, fotos e uma experiência Street View, para mostrar como é a perspectiva de quem tem baixa estatura.

Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Nós fomos a agência escolhida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para realizar as ações de Marketing de Influência com criadores de conteúdo ligados ao esporte durante os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Influenciadores digitais como Pepe Fiamoncini, Tati Bergamo, Rodrigo Nunes, entre outros, convidaram o público a assistir aos jogos e acompanhar a cobertura dos bastidores, realizada pela jornalista Glenda Kozlowski, nos canais oficiais do Time Brasil e portal Canal Olímpico do Brasil. Ao longo de toda a competição, os influenciadores também publicaram em seus perfis conteúdos exclusivos enviados pelos atletas, para mostrar um pouco da preparação do Time Brasil e levar o público para dentro da Vila Olímpica – mesmo que estivessem a milhares de quilômetros de distância.

Conversas dos Jogos no Twitter

Com o objetivo de mostrar que a plataforma é o local onde as conversas acontecem, realizamos um plano de cobertura dos Jogos para o Twitter, com especial atenção aos dados, insights e debates. Dentre os destaques, foi possível perceber que o Vôlei e Skate foram os esportes mais comentados pelos brasileiros e que Raíssa Leal, a fadinha, foi a atleta mais mencionada na plataforma no Brasil e no mundo, superando até mesmo a ginasta norte-americana Simone Biles. O Brasil esteve em destaque na plataforma e foi o segundo país que mais Tweetou sobre os Jogos, atrás apenas do Japão!

Expedição Rio Doce

Para registrar as atuais condições dos cursos d’água da região atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015, a bacia do rio Doce recebeu este ano a Expedição Rio Doce. A iniciativa foi desenvolvida para a Fundação Renova, para dar transparência e gerar conhecimento sobre os trabalhos de reparação e compensação realizados pela organização ao longo da bacia. O mapeamento fotográfico detalhado é um dos maiores já produzidos em uma bacia hidrográfica e foi incorporado ao Google Street View. Mais de 1,5 milhão de imagens foram captadas durante 55 dias, em cerca de 600 km de percursos fluviais, marítimos, terrestres e aéreos – do rio Gualaxo do Norte, na região de Mariana (MG), até a foz do rio Doce, em Regência, no Espírito Santo. Para facilitar o acesso às informações e ampliar essa experiência imersiva, foi criada uma plataforma digital, que, além do mapeamento detalhado, abriga conteúdo audiovisual, recursos interativos e informações sobre a qualidade da água da região. 

Transporte de médicos na pandemia 

Para dar suporte aos atendimentos médicos durante a pandemia de Covid-19, a GOL disponibilizou passagens áreas gratuitamente para profissionais da saúde, com somente o pagamento da taxa de embarque. Foram quase 15 meses de ​campanha beneficiando milhares de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais ​que auxiliaram no combate à doença em todo o País. Com essa campanha, GOL, AlmapBBDO e InPress Porter Novelli levaram Ouro​ no Effie Awards Brasil​, ​​na categoria Baixo Custo.

Agência EY

Em um projeto desenvolvido pela InPress Porter Novelli, a EY lançou a Agência EY, portal de notícias que tem o objetivo de alimentar os veículos do mercado com informação jornalística gratuita sobre os principais segmentos da economia. A ideia é poder facilitar o dia a dia das redações, da imprensa nacional à regional e setorizada, com uma cobertura de forte prestação de serviço. A ação foi escolhida por nossos gestores como o case do ano no Talentos InPressionantes 2021, premiação que homenageia os destaques das agências do Grupo In Press. E não é para menos: em 3 meses de atuação, foram quase 200 jornalistas cadastrados, 74 matérias produzidas e 179 inserções na mídia.

Não Pare de Se Cuidar

A segunda onda da COVID-19 chegou ao País em novembro de 2020, com índices ainda mais preocupantes do que no início da pandemia. Referência em cuidados com a saúde, o Hospital Sírio-Libanês se posicionou para ajudar a alertar e conscientizar a população em relação aos perigos do aumento do número de casos, com o manifesto #NãoPareDeSeCuidar. A campanha trouxe uma mensagem humana e contundente, convocando as pessoas a assumirem o protagonismo pela vida e a cuidarem de si, de quem mais amam e dos profissionais de saúde que estavam na linha de frente do combate à pandemia. O manifesto foi veiculado no Youtube, mídia programática e redes sociais. Além disso, garantimos espaços premium nos principais jornais impressos do país. Por conta dos excelentes resultados, no início de 2021, o cliente lançou uma segunda fase da campanha, reforçando a mensagem ao público, agora em um novo contexto. Foram mais de 8,1M visualizações ao manifesto da campanha, sendo 4,7M de visualizações completas, além de um aumento expressivo nas taxas de visualização dos canais do Sírio-Libanês nas redes sociais. 

Planet Love

O problema da poluição por plásticos é um grande desafio para a indústria e a sociedade como um todo. A PepsiCo uniu forças com a National Geographic para o projeto Planet Love, uma série documental, com participação da marca PEPSI®, que traz reflexões sobre o gerenciamento dos recursos naturais, em especial o uso de plásticos, e convida o público a trabalhar em prol do uso consciente de tais recursos. Para divulgar o lançamento, realizamos uma campanha de conteúdo para as redes sociais, integrando nossas áreas de PR, Digital, Mídia e Marketing de Influência. Cada acesso realizado à página de Sustentabilidade no site da PepsiCo do Brasil foi convertido numa doação de R$10,00 para a COOPERCAPS Sul, cooperativa de reciclagem parceira da PepsiCo. Não só atingimos o teto limite de R$100 mil, distribuídos aos cooperados para suporte financeiro durante a pandemia, como ultrapassamos a meta de acessos, divulgando amplamente as mensagens da organização sobre reciclagem e cuidado com o meio ambiente. 

Agroligadas

A Corteva Agriscience, junto com o Sicredi e a ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), foi uma das apoiadoras de um importante estudo realizado pela Agroligadas - entidade formada por mulheres do agronegócio - sobre a participação feminina no segmento. Para divulgar a pesquisa, unimos nossas áreas de Mídia, Marketing de Influência, Criação e Audiovisual e mostramos as histórias de mulheres que vivem o agronegócio em toda sua realidade, incluindo suas dificuldades na carreira, superações e conselhos para as próximas gerações. Dessa forma, humanizamos os  dados, que, sozinhos, não conseguem espelhar em sua totalidade a vida dessas heroínas do campo. A estratégia alcançou veículos de mídia relevantes e, nas redes sociais, teve 250 mil visualizações com alcance de 45 mil contas e engajamento de 23 mil pessoas.

https://www.youtube.com/watch?v=iM1-6vv6ylc&t=132s

Conexão com o público

Com o objetivo de criar laços com os diferentes times da Fundación MAPFRE e divulgar sua atuação para os públicos interno e externo, desenvolvemos uma campanha para as redes sociais da instituição sem fins lucrativos criada pela MAPFRE Seguros. Além disso, ações alinhadas ao nosso time de PR reforçaram os projetos e o impacto social da organização na sociedade e suas conquistas. O resultado foi a humanização da Fundación MAPFRE e a valorização do senso de pertencimento entre a base de seguidores e os colaboradores.

Dia da Série

O Universal TV, marca que faz parte da joint-venture entre a Globo e NBCUniversal no Brasil, nos trouxe o desafio, em 2020, de criar o Dia da Série, data que, até então, não existia no calendário de efemérides da cultura Pop. Fomos responsáveis por todo o planejamento integrado, mostrando que vamos muito além do RP. O lançamento envolveu ações para as redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok e Twitter), com ativação de influenciadores que têm autoridade no tema, envio de brindes, a criação do filtro temático “Que série me representa?”, ações integradas com marcas como M&M’s e Riot Games, além do trabalho clássico de RP. O sucesso foi tanto que, em 2021, o Dia da Série foi comemorado também por marcas concorrentes. Quer saber em que dia se comemora o Dia da Série? Faz uma busca porque até o Google já sabe!

McCase - Dia da Juventude

Após uma pesquisa com a consultoria Trendsity, a Arcos Dorados/ McDonald’s descobriu uma carência por oportunidades de capacitação profissional para jovens de 16 a 25 anos, principalmente após a pandemia. No Dia da Juventude (12 de agosto), a companhia resolveu abrir as portas da Hamburger University para oferecer 5 cursos livres, rápidos, gratuitos e online para jovens da América Latina. Realizamos uma divulgação nacional da iniciativa na imprensa e nos apoiamos em dados públicos para identificar praças em que o desemprego apresentava índices mais críticos para, junto às agências de comunicação locais do cliente, ativar influenciadores e branded content, além das redes sociais do Guia do Estudante e da Capricho, com apoio da The Buzz Now e Critical Mass, agências do Grupo In Press. Ao final das divulgações, foram 147 matérias na imprensa. Logo após o início das ativações com influenciadores, os cursos livres receberam cerca de 1 mil novas inscrições em apenas um fim de semana, número que seguiu em crescimento ao longo da semana até atingir quase 4.100 inscritos. Esse número representou cerca de 20% do total de inscrições, considerando todos os 20 países em que a Arcos Dorados atua. Segundo a The Buzz Now, a influenciadora Ruivinha de Marte registrou uma taxa de 17,36% de alcance de sua base e uma taxa de engajamento de 4,98%, consideradas muito boas para um perfil com mais de 5 milhões de seguidores.

Programa Perda Zero

Todos os anos o Dia Supermercados perdia milhares de produtos por armazenamento indevido, perda de validade, quebra ou furto, gerando prejuízos e o desperdício de alimentos. Com o desafio de reduzir o índice de perdas e implementar uma cultura de cuidado e eficiência entre os mais de 7.500 colaboradores do Dia Brasil, nossa área de Transformação Organizacional desenvolveu o Programa Perda Zero. O ponto de partida foram encontros periódicos temáticos entre os gestores e a inclusão do tema no DIÁlogo, town hall conduzido pelo presidente da empresa aos colaboradores. Também foram produzidos papers e informativos específicos para que os gestores pudessem disseminar a mensagem da campanha e planejar a contribuição de suas equipes. Para os colaboradores das 752 lojas, foi criado um desafio semestral, premiando financeiramente as 10 lojas que atingissem metas personalizadas de desperdício, além do administrativo, conforme os projetos sugeridos para melhorias. Foi disseminada ainda uma campanha de endomarketing, com a intenção de oferecer protagonismo e posicionar os colaboradores de todos os cargos como parte da solução. O ciclo de comunicação multicanal, com uso do WhatsApp, rede social corporativa interna, rádio e cartazes nas lojas, garantiu o sucesso do Programa Perda Zero: em apenas seis meses após a implementação, as perdas do Dia Brasil foram reduzidas em 22%, tornando-se uma das principais empreitadas da empresa em 2020 e 2021.

Purpose Premium Index

Para 81% dos brasileiros, é muito importante que as organizações se interessem por algo além de vendas e lucros e contribuam para o desenvolvimento social e ambiental. Essa descoberta sobre o mercado nacional faz parte da 1ª edição brasileira do PPI - Purpose Premium Index, um panorama profundo que dimensiona o valor, o impacto e a percepção do propósito corporativo e seu nível de influência sobre o comportamento das pessoas, seja para consumir, defender ou recomendar alguma marca, ou trabalhar numa empresa. A pesquisa, realizada por nós, em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados – IBPAD, adaptou à realidade do Brasil uma metodologia exclusiva aplicada pela Porter Novelli em outros países desde 2018, para trazer novos insights para líderes e gestores a respeito do propósito das 100 maiores empresas do ranking Valor 1000. Baixe agora o e-book Purpose Premium Index Brasil 2021 e fale com a gente para entender em detalhes a percepção de propósito da sua empresa.

Ainda não é nosso cliente e quer contar com o apoio de nosso time para desenvolver ações de comunicação integrada para a sua marca ou empresa? Entre em contato agora com os nossos especialistas!

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