A InPress Porter Novelli foi eleita a agência mais atrativa do mercado e, segundo a percepção dos executivos de comunicação, lidera nos quesitos capacidade de inovação, capacidade criativa, equipe de profissionais e qualidade de entrega. Além disso, foi reconhecida como a agência mais comprometida com a sustentabilidade e que gera impacto positivo na sociedade.
As conclusões são do PR SCOPE 2023-24, a mais recente edição do principal estudo sobre o mercado de comunicação corporativa e relações públicas do Brasil.
E o que isso significa?
De acordo com os 401 executivos ouvidos, na hora de escolher uma agência de comunicação para uma fase de short list, são levados em consideração critérios como criatividade e inovação, diversidade, igualdade e inclusão. E é justamente nestes critérios que a InPress se destaca.
O estudo traz Kiki Moretti, CEO do Grupo In Press, e Roberta Machado, CEO da InPress Porter Novelli, como as duas profissionais de agência mais admiradas pelo mercado, ocupando a primeira e a segunda posição no ranking, respectivamente. Além das duas, mais 44 profissionais da agência foram destacados.
E as boas notícias não param por aí: a InPress Porter Novelli foi eleita a agência do ano, desta vez, de acordo com os profissionais que trabalham em agências de RP.
“Temos muitos motivos para celebrar. Ser a agência mais atrativa do mercado, liderando na percepção de mercado em quesitos como capacidade de inovação e capacidade criativa é o reconhecimento do trabalho incansável dos nossos mais de 450 profissionais. Receber o título de agência mais comprometida com a sustentabilidade e que gera impacto positivo na sociedade coroa nossos esforços”, comemora Roberta Machado, CEO da InPress Porter Novelli.
Nos últimos anos, lideramos muitas frentes neste sentido. Fomos a agência pioneira em levantar a bandeira da saúde mental e convidar as organizações a se engajarem no tema, por meio do Movimento Mente em Foco, do Pacto Global da ONU no Brasil. Temos acompanhado de perto as grandes questões ambientais e climáticas que influenciam os negócios dos nossos clientes, auxiliando-os em suas jornadas de impacto e reputação”, declara a executiva.
Confira sete cases de comunicação integrada realizados com o apoio do time InPress Porter Novelli. Conheça ainda cinco das nossas principais iniciativas de propósito e ESG.
7 cases que mostram nosso jeito de fazer comunicação
- TERR4
Uma ação 100% brasileira foi uma das principais premiadas no Cannes Lions 2023, o maior festival de criatividade do mundo, que acontece na França. TERR4 levou o Grand Prix da categoria Creative B2B, que premia cases de produtos e serviços voltados para empresas, tornando a InPress Porter Novelli a primeira agência de PR do mundo a conquistar o prêmio máximo do festival. A campanha, elaborada junto à Almap para o Pacto Global da ONU no Brasil, foi vencedora também do Leão de Bronze.
Simbolicamente, a iniciativa TERR4 fez o IPO do nosso planeta na B3, em São Paulo. O Pacto Global transformou a Terra em uma empresa com ações na B3 e relatório financeiro com a intenção de chamar a atenção para os problemas enfrentados pelo planeta. Como uma empresa de capital aberto com suas oscilações na bolsa de valores, TERR4 tem como objetivo estimular outras companhias a assumirem políticas ligadas aos Dez Princípios Orientadores nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, tornando-se participantes do Pacto.
Em PR, era preciso falar com o grande público. Um dos focos da InPress em relações públicas foi a grande mídia. Um desafio porque o jornalismo é baseado em fatos reais. Focando na urgência do planeta trouxemos pautas exclusivas, relacionamento e disseminação de conteúdo posterior ao lançamento. Para amplificar o engajamento, o time InPress mapeou mais de 150 influenciadores e outros formadores de opinião para o evento de lançamento da B3 e para receber o report da “empresa” Terr4.
O site oficial da campanha conta um termômetro de flutuação para as ações. Por meio de um sistema integrado, cada notícia sobre mudanças climáticas, desigualdade e outras pautas socioambientais, impactavam na oscilação dos valores.
- Viver é Raro
Com o retrato emocionante da trajetória de sete pessoas com doenças raras, a série documental Viver é Raro foi a grande vencedora da categoria Public Education, no SABRE Awards Latin America em 2023. Disponível para não-assinantes na plataforma de streaming globoplay, a série foi idealizada pela InPress Porter Novelli para a Casa Hunter e contou com coprodução da Vbrand, selo de brand entertainment do Grupo In Press, em parceria com o Cine Group.
A produção sensibiliza o público para a realidade enfrentada por esses pacientes e suas famílias em busca por uma vida plena e digna. O objetivo é gerar mudanças concretas na vida dessas pessoas, para que sejam vistas, acolhidas e abraçadas sem preconceitos e com respeito, dentro de uma comunidade mais equânime, diversa e inclusiva.
Com um olhar aprofundado, especialista e humanizado da Casa Hunter sobre o universo dos raros, esse case de branded entertainment conquistou também o bronze na categoria TV e Cinema do Prêmio Lusófonos de Criatividade e foi vencedor regional de São Paulo no Prêmio ABERJE 2023, na categoria Mídia Audiovisual.
Viver é Raro tem apoio de Bayer, Biogen, BioMarin, Novartis, Novo Nordisk, Pfizer, PTC Therapeutics, Roche e Sanofi.
- Mike’s Ice Baby
Mike’s chegou aqui na InPress Porter Novelli no começo de 2023 com um grande desafio: criar uma estratégia potente de Marketing de Influência e PR para essa campanha de lançamento da marca na categoria das bebidas ices como um drink prático e delicioso, ideal para quem quer descomplicar o rolê.
O time InPress criou uma estratégia integrada vencedora que desdobrou criativamente Mike's Ice, Baby, cuidando da curadoria dos influenciadores, ativação da dancinha proprietária, conteúdos para as redes sociais de Mike's e diversas outras ações. Um dos destaques foi a presença inédita da marca no Lollapalooza 2023, trazendo de forma super divertida Supla e influenciadores como Pequena Lo e Larissa Tomásia para dançar o hit dos anos 90 de Vanilla Ice. A campanha conquistou o coração dos brasileiros e colocou Mike's entre as duas marcas mais faladas do Lollapalooza.
E o sucesso dessa estratégia se confirmou mais uma vez com o prêmio no Effie 2023. A campanha, idealizada pela AKQA, foi reconhecida com a medalha de bronze na categoria Novos Produtos e Serviços na premiação de publicidade, realizada pelo Meio & Mensagem.
- Minha História Vai Além
Pelo terceiro ano consecutivo, em 2023, a BioMarin realizou ao lado da InPress Porter Novelli a campanha Minha História Vai Além, visando transformar o dia a dia de quem vive com acondroplasia, a principal causa do nanismo.
Em atenção ao Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra a Pessoa com Nanismo e ao Dia Internacional de Conscientização do Nanismo, datas comemoradas em 25 de outubro, a ação traz uma animação infantil e lúdica desenvolvida pelo time InPress, tendo como protagonista Liz, uma criança com acondroplasia. A personagem é inspirada na história real de Liz Faleiro, uma menininha capixaba de 5 anos, que também tem esse diagnóstico. Confira o vídeo!
Criamos ainda um livro personalizável, no qual os pais podem fazer com que a personagem principal tenha as características de seus filhos, trazendo todos para dentro da iniciativa. Além disso, o site da campanha – lançada internacionalmente em português, inglês, espanhol, árabe e turco – traz diversas informações que visam não apenas informar a sociedade, mas oferecer suporte, representatividade e inspiração aos pacientes e suas famílias. Incrível, não é mesmo?
A campanha foi desenvolvida com o apoio dos times de Saúde e Bem-estar, Criação e InStudio da agência, que liderou também ativações com influenciadores e de mídia.
- Gallo, o azeite que abraça o Brasil
O projeto Gallo, o azeite que abraça o Brasil! levou a medalha de prata nas categorias Eficácia em Relações Públicas e Evento de Marca no Prêmio Lusófonos da Criatividade. A campanha marcou o lançamento da edição comemorativa do Azeite Gallo em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil.
As ações tiveram início com um evento proprietário no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, pensado para oferecer uma experiência exclusiva de celebração do intercâmbio entre a cultura e a gastronomia de Portugal e Brasil. O evento teve transmissão ao vivo nas redes sociais de influenciadores ligados à gastronomia e experimentação de produtos, trazendo também para o ambiente online toda a experiência proposta.
Já o conteúdo gerado em PR teve foco em três fases (pré-evento, cobertura e pós-evento), levando para a imprensa e ambiente online, com o apoio de influenciadores, desde a explicação sobre o que é o Ritual da Tiborna, passando pela descrição dos pratos do jantar, até a finalização da noite com o show de Fafá de Belém, a primeira cantora brasileira a gravar um álbum de fado.
- CocôHunter
Já fez o número 2 hoje? A Sanofi trouxe pra gente um grande desafio: falar sobre a valorização da saúde intestinal no trabalho. Para dialogar sobre esse que ainda é um grande tabu no ambiente corporativo, convocamos Rafael Infante para uma tarefa muito importante: dar vida ao CocôHunter, um recrutador que valoriza o comprometimento com a saúde intestinal. Afinal, quem não faz o número 2, não vira o número um!
O comediante vestiu a camisa da Dulcolax e se uniu ao time da marca de laxantes para encontrar a próxima pessoa estagiária para sua área de marketing. A vaga ficou aberta até a penúltima semana de novembro e foi um sucesso em candidaturas.
O insight para a campanha de divulgação da vaga surgiu de uma pesquisa encomendada pela Sanofi, na qual 85% dos brasileiros dizem que a constipação afeta diretamente o desempenho no trabalho. A equipe dessa ação super criativa, engajada e bem humorada contou com a participação do time InPress em PR, Planejamento e Criação e ganhou uma matéria do Cidade Marketing.
- Estratégia ESG para setor sucroenergético da Guatemala
Um baita golaço internacional da collab InPress Porter Novelli + CAUSE. Entre 16 e 19 de abril, nosso time esteve com a Asazgua, na Guatemala, para a apresentação final da estratégia ESG para o setor sucroenergético do país.
Foram meses de pesquisa, visitas aos engenhos, entrevistas e mapeamentos para traçarmos um plano ambicioso, inspirador e de longo prazo, com metas e ações para as frentes ambiental, social e governança do segmento. O grande objetivo é transformar esse setor tão estratégico para o país em um exemplo de desenvolvimento sustentável, com 10 compromissos fixos acerca do emprego feminino, redução de emissão de carbono, desenvolvimento das comunidades locais, melhorias nas condições trabalhistas, entre outros.
Este projeto de impacto também contou com uma estratégia de comunicação preparada pela collab InPress + CAUSE, que engloba os engenhos e associações, nova arquitetura de marca, relacionamento nas redes sociais, além de outros diversos pontos-chave.
5 cases e iniciativas de Propósito e ESG da InPress Porter Novelli
- Collab InPress + CAUSE
Qual o papel do seu negócio diante de um mundo com tantas urgências?
A InPress Porter Novelli e a CAUSE se uniram em uma collab inédita no mercado para gerar IMPACTO positivo na sociedade. Juntas, InPress + Cause, assumimos o desafio de mover corporações em direção a transformações concretas, para que desempenhem um papel cada vez mais relevante, responsável e genuíno frente à sociedade e ao planeta.
Da razão de existir ao ESG. De novas práticas corporativas a uma comunicação com propósito.
Unindo ideias, habilidades e atitudes, criamos uma solução única no mercado, que impulsiona empresas a causarem impacto real. Aquele que transforma o mundo.
- Movimento Mente em Foco
Cuidar da saúde mental dos colaboradores é uma necessidade urgente em todas as empresas. O Grupo In Press é signatário do Movimento Mente em Foco, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, com apoio estratégico da InPress Porter Novelli e chancela da Sociedade Brasileira de Psicologia, que tem o objetivo de engajar o setor privado em ações voltadas à promoção da saúde mental e à qualidade de vida.
Como parte do programa, o time recebe o apoio de diversas iniciativas desde 2021:
🔸 Officeless: fizemos uma parceria com a plataforma digital para captação de lideranças e pessoas colaboradoras para o trabalho remoto, com mais de 80 cursos disponíveis
🔸 Kronberg: ao lado da organização, desenvolvemos uma trilha de treinamentos para todas as lideranças e pessoas colaboradoras do Grupo In Press em temas como Inteligência emocional, Liderança com Saúde Mental, Confiança psicológica e Protagonismo na Era Exponencial
🔸 Wellz: nossas pessoas colaboradoras contam com a plataforma online de bem-estar emocional, com acesso a terapeutas, rodas de conversa, conteúdo interativo e suporte individual, combinados em um programa guiado personalizado
🔸 Gympass: temos parceria com o serviço de assinatura que dá acesso à maior rede de academias e estúdios credenciados do país, atendimento com personal trainers, aulas online e aplicativos de bem-estar
🔸 Mapeamento de Saúde Emocional: em parceria com a Wellz, este ano realizamos uma pesquisa anônima para identificar os níveis de saúde emocional de nossas pessoas colaboradoras para a construção de um plano de ação para os próximos anos
Seja também um signatário do Movimento #MenteEmFoco e faça a diferença. Saiba mais.
- Aliança pelos Direitos Humanos
Somos parceiros estratégicos da recém-lançada Aliança pelos Direitos Humanos e Empresas (ADHE), iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil criada para trazer a temática para o centro das decisões e nortear as discussões sobre proteção e respeito aos direitos humanos no âmbito corporativo.
O time InPress foi responsável pela divulgação do evento de lançamento e permanece à frente dos desdobramentos da ADHE. A iniciativa conta também com o apoio da Organização Internacional do Trabalho, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
- Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE)
A Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE) do Pacto Global da ONU no Brasil conta com a participação da collab InPress Porter Novelli + CAUSE.
Com mais de 90 participantes, a PACE é uma das plataformas mais numerosas do Pacto Global da ONU no Brasil. Reúne profissionais de comunicação e sustentabilidade das empresas associadas à entidade, visando a criação de estratégias coletivas de comunicação para engajar cada vez mais o setor privado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
- Radar ESG
A nossa newsletter traz uma curadoria de conteúdos sobre ESG exclusivos, incluindo entrevistas com especialistas, tendências, notícias e muito mais.
A publicação quinzenal apresenta um giro pelos mais recentes acontecimentos ligados à agenda ESG, além de insights, iniciativas e cases inovadores que contribuem para um futuro mais sustentável, diverso e inclusivo.
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Sobre a InPress Porter Novelli
A InPress Porter Novelli é a maior agência de comunicação corporativa do Brasil no segmento privado. Tem um portfólio com mais de 150 clientes, de diversos segmentos de mercado, mais de 450 funcionários e unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Tem como foco transformar percepções e comportamentos que impactem positivamente os negócios de seus clientes e ajudar a construir uma sociedade mais aberta ao diálogo. A agência – liderada pela CEO Roberta Machado - faz parte do Grupo Omnicom, um dos maiores grupos de comunicação do mundo com presença em mais de 60 países.