Muitas empresas estão dando conta neste momento crítico de pandemia que a cultura organizacional é ainda mais importante do que imaginavam para manter a produtividade, reduzir o turnover de funcionários e proporcionar uma comunicação alinhada com seu propósito.
Isso ficou evidente pois a prática de home office faz com que os colaboradores precisem de insumos para trazer ao seu lar a motivação e valores da organização assim como receber uma comunicação precisa para manterem sua eficiência.
No entanto, algumas companhias ainda acreditam que ao contratar uma agência especializada em gestão de cultura organizacional terão um alto gasto quando, na verdade, estarão fazendo um investimento. Isso acontece porque organizações com expertise no assunto conseguem utilizar metodologias assertivas e direcionar o tempo correto para a ação.
Pensando, portanto, em tirar todas as dúvidas sobre a terceirização desse serviço, escrevemos este artigo com todas as informações necessárias. Para isso, não pare agora a leitura!
Se a cultura organizacional é algo interno da empresa, por que devo terceirizá-la?
É comum que empresas, sejam elas grandes ou pequenas, acreditem que a cultura organizacional deve ser de responsabilidade única e exclusiva de áreas como Recursos Humanos e Comunicação Interna. Entretanto, nem sempre os profissionais têm a expertise necessária para fazer diagnósticos e montar planos de ação.
Em um momento em que a maioria dos colaboradores se encontra de home office, é corriqueiro ver a produtividade caindo, já que não existe um ambiente em volta que o motive a maior parte do tempo, como um escritório pode ser.
Além disso, sabemos o quanto a comunicação e cultura do feedback são relevantes. Por mais que haja e-mails e boletins informativos, será que todos seus colaboradores estão a par dos objetivos de negócio e os planos da empresa?
Tais pontos são cruciais para garantir boa performance e redução da rotatividade. Mas, caso não exista um time que saiba reconhecer isso ou, até mesmo, colocar em prática táticas que mudem o cenário, é muito capaz que toda a organização sofra os impactos.
Por isso, unir a área que cuida de cultura organizacional a uma consultoria com know-how no assunto é primordial. Dessa maneira, é possível garantir que haja uma análise correta do cenário, avaliação real de como os funcionários enxergam a missão e valores da companhia, assim como o quanto absorvem essa cultura no dia a dia. Dar contexto é fundamental para que o funcionário tenha a visão do todo!
Com pesquisas e avaliação de clima organizacional é possível criar um panorama completo com os insights necessários para um plano de ação rico e com métricas que possibilitem à empresa enxergar os resultados de forma mais clara e transparente.
Quais as vantagens em terceirizar a gestão da cultura organizacional da minha empresa?
Quando falamos de cultura organizacional estamos tratando diretamente de comunicação, que, sendo interna ou externa, está ligada à reputação e imagem de uma marca. Por isso, a forma como sua empresa é posicionada está diretamente relacionada com sua cultura organizacional.
Logo, sabendo da importância da reputação e o quanto ela está atrelada às marcas preferidas de consumidores, por que não deixá-la nas mãos de especialistas? Além de tal ponto, separamos alguns outros de destaque ao terceirizar a gestão:
Equipe sempre disponível
Sabemos muito bem que quando temos vários projetos alocados com uma equipe não é possível dar 100% de foco a um específico. Isso é um grande erro que as empresas cometem pois os prazos acabam sendo sempre revistos ou projetos são postergados.
Ao terceirizar o serviço você terá uma empresa sempre disponível para entregar o que precisa na data inicial sugerida, sem protelar nada por falta de tempo ou funcionários.
Visão externa da empresa
Pessoas que trabalham há muito tempo num mesmo local costumam ter uma ideia viesada sobre novos projetos, pois estão com a visão de padrões internos. Ao contratar uma empresa que possui colaboradores interdisciplinares poderá haver uma criação e execução de projetos muito mais diversificada e, até mesmo, diferente do que rotineiramente é feito.
Economia
Ao contratar uma agência, você poderá contar com diferentes especialistas no assunto, mas sem arcar com os custos de toda a equipe com salários, encargos, férias, horas extras, acessórios e sistemas para trabalhar. Ou seja, no final das contas, seu custo será muito menor.
Maior produtividade
Como uma empresa que trabalha com isso de forma frequente com diferentes clientes, é possível ter uma maior rapidez e visão estratégica que permite melhora na produtividade. Isto é, melhor aproveitamento do capital investido.
Ou seja, são diferentes benefícios que, sem dúvidas, se encaixam em sua companhia!
Agora que você sabe mais do porquê contratar uma agência especializada, não deixe de oferecer este complemento à área de Comunicação Interna da sua empresa. Além de trabalharem juntos e direcionar os esforços corretos, o investimento será traduzido em redução do turnover, melhora da reputação e dos resultados do negócio!
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